sexta-feira, 2 de junho de 2017

A Conservative - Charlotte Perkins Gilman

       




A Conservative - Charlotte Perkins Gilman


THE garden beds I wandered by
One bright and cheerful morn,
When I found a new-fledged butterfly,
A-sitting on a thorn,
A black and crimson butterfly
All doleful and forlorn.

I thought that life could have no sting
To infant butterflies,
So I gazed on this unhappy thing
With wonder and surprise.
While sadly with his waving wing
He wiped his weeping eyes.

Said I, "What can the matter be?
Why weepest thou so sore?
With garden fair and sunlight free
And flowers in goodly store,"—
But he only turned away from me
And burst into a roar.

Cried he, "My legs are thin and few
Where once I had a swarm!
Soft fuzzy fur—a joy to view—
Once kept my body warm,
Before these flapping wing-things grew,
To hamper and deform!"

At that outrageous bug I shot
The fury of mine eye;
Said I, in scorn all burning hot,
In rage and anger high,
"You ignominious idiot! Those wings are made to fly!"

I do not want to fly, said he,
"I only want to squirm!"
And he drooped his wings dejectedly,
But still his voice was firm:
"I do not want to be a fly!
I want to be a worm!

O yesterday of unknown lack
To-day of unknown bliss!
I left my fool in red and black;
The last I saw was this,—
The creature madly climbing back
Into his chrysalis."



A Conservative - Charlotte Perkins Gilman - Tradução em Português


As camas do jardim eu andei por
  Uma manhã brilhante e alegre,
Quando encontrei uma borboleta nova,
  A-sentado em um espinho,
Uma borboleta preta e carmesim
  Tudo doloroso e desamparado.
 
Eu pensei que a vida não poderia ter nenhuma picada
  Para as borboletas infantis,
Então eu olhei para essa coisa infeliz
  Com admiração e surpresa.
Embora com tristeza a sua ala ondulada
  Ele enxugou os olhos chorando.
 
Disse eu: "O que pode ser o assunto?
  Por que você está tão dormindo?
Com feira de jardim e luz solar livre
  E flores em boa loja, "-
Mas ele simplesmente se afastou de mim
  E explodiu em um rugido.
 
Chorou ele, "Minhas pernas são finas e poucas
  Onde uma vez eu tinha um enxame!
Pêlo fuzzy macio - uma alegria para ver -
  Uma vez mantido meu corpo quente,
Antes disso, as asas de flapping cresciam,
  Para dificultar e deformar! "
 
Naquele erro ultrajante eu tiro
  A fúria dos meus olhos;
Disse eu, com desprezo tudo queima calor,
  Com raiva e raiva alta,
"Você idiota ignominioso!   Essas asas são feitas para voar! "
 
Eu não quero voar, disse ele,
  "Eu só quero torcer!"
E ele abaixou suas asas abatidas,
  Mas ainda assim sua voz era firme:
"Eu não quero ser uma mosca!  
 Eu quero ser um verme
 
O ontem de falta desconhecida   
Hoje de felicidade desconhecida!
Deixei meu tolo em vermelho e preto;   
O último que vi foi esse,
A criatura escalou loucamente   
Em sua crisálida."



A Conservative - Charlotte Perkins Gilman - La traducción en español


Las camas de jardín que vagaba por
  Una mañana brillante y alegre,
Cuando encontré una nueva mariposa,
  A-sentado en una espina,
Una mariposa negra y carmesí
  Todos dolorosos y desamparados.
 
Pensé que la vida no tenía aguijón
  Para las mariposas infantiles,
Así que miré esta cosa infeliz
  Con asombro y sorpresa.
Mientras que tristemente con su ala que agita
  Se secó los ojos llorosos.
 
Dije yo, "¿Qué puede ser el asunto?
  ¿Por qué lloras tanto?
Con jardín justo y sin luz solar
  Y las flores en buena tienda ", -
Pero él sólo se alejó de mí
  Y estalló en un rugido.
 
Gritó: "Mis piernas son delgadas y pocas
  Donde una vez tuve un enjambre!
Piel suave borrosa-una alegría para ver-
  Una vez mantenido mi cuerpo caliente,
Antes de que estas alas de aleteo aumentaran,
  Para obstaculizar y deformar! "
 
En ese insecto escandaloso que disparé
  La furia de mis ojos;
Dije yo, en desprecio todo ardiente,
  Con rabia y cólera,
¡Eres un idiota ignominioso!
  ¡Esas alas están hechas para volar!
 
No quiero volar, dijo él,
  ¡Sólo quiero retorcerse!
Y él inclinó sus alas desanimadas,
  Pero aún así su voz era firme:
"¡No quiero ser una mosca!
  ¡Quiero ser un gusano!
 
O ayer de falta desconocida   
¡Hoy de dicha desconocida!
Dejé a mi tonto en rojo y negro;   
Lo último que vi fue esto,
La criatura locamente escalando hacia atrás   
En su crisálida." 

Conteúdo completo disponível em:






Links:


Slippery Letra

Bíblia Online

Poetry in English

Poesia em Espanhol

Sanderlei Silveira

Sanderlei Silveira

Sanderlei Silveira

Sanderlei Silveira

History in 1 Minute

Áudio Livro - Sanderlei

Billboard Hot 100 | Song Lyrics - Letras de Músicas

Educação Infantil - Vídeos, Jogos e Atividades Educativas para crianças

Santa Catarina - Conheça seu Estado

Conheça seu Estado - História e Geografia

Poesia em Português, Inglês, Espanhol e Francês

Obra completa de Machado de Assis

Dom Casmurro - Machado de Assis

Quincas Borba - Machado de Assis

Esaú e Jacó - Machado de Assis

Top 10 BLOGs by Sanderlei Silveira



Prédios mais altos do Mundo e do Brasil (Atualizado até 06/2017)

Paraná - Conheça seu Estado (História e Geografia)

Mato Grosso do Sul - Conheça seu Estado (História e Geografia)

O espaço geográfico e sua organização

Os índios Guarani de Santa Catarina SC

Ode 5 - Amir Khusrau-e-Dehlavi ( Amir Khusrow ) - Poetry, Poem

Poem 11 - Abid ibn al-Abras

The Dark - Ellen M. H. Gates

Ode I - Amir Khusrow Machado de Assis - Quincas Borba

Slippery - Migos - Letra Musica - Tradução em Português


Nenhum comentário:

Postar um comentário